Notícias

Projeto Woola recorre a resíduos de lã para reduzir resíduos de plástico

Projeto Woola recorre a resíduos de lã para reduzir resíduos de plástico:

woola estoniaO projeto Woola, um reconhecido projeto LEADER da Estónia está a agregar valor às credenciais ecológicas do setor agroalimentar, através da utilizaçãi de resíduos de lã para reduzir embalagens plásticas, dentro da economia circular. A lã pode ser usada como uma fonte sustentável de material de embalagem para ajudar a reduzir os riscos de poluição relacionados ao plástico. Um premiado projeto empresarial financiado pelo CAP lançado por empresários da Estônia fornece um exemplo inspirador que demonstra o potencial da lã para prevenir a produção de resíduos plásticos.

Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas comemora 15 anos

Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas comemora 15 anos:

citab 15anosO Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) assinala, na próxima segunda-feira, dia 5, quinze anos de existência. Esta década e meia dedicada à produção de ciência vai ser celebrada no auditório de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tem a participação especial do Professor Alexandre Quintanilha, que apresenta a comunicação “O Conhecimento: Pilar da Democracia”.

GPP publica edição nº 26 da revista CULTIVAR

GPP publica edição nº 26 da revista CULTIVAR:

cultivar 22O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração divulgou a edição n.º 26 da publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema da agricultura biológica e outros modos de produção sustentável. Os modos de produção sustentável, com destaque para a agricultura biológica, assumem um papel importante na transição ecológica do sistema agroalimentar da União Europeia (UE), estabelecida pelo Pacto Ecológico Europeu.

Conferência final do projeto BovINE

Conferência final do projeto BovINE:

bovine logoA conferência final do projecto BovINE, a primeira rede Europeia de partilha de inovação e boas práticas na produção de bovinos, é já amanhã, dia 1 de dezembro entre as 08:30 e 11:30. Tendo como título "Soluções para uma Produção Sustentável de Carne de Bovino - Inovações e Boas Práticas através da Europa", o evento decorrerá online e terá tradução simultânea para português.

Maria do Céu Antunes: "Este é um plano estratégico para a agricultura muito ambicioso"

Maria do Céu Antunes: "Este é um plano estratégico para a agricultura muito ambicioso":

pepac 2327A ministra da Agricultura e Alimentação apresentou esta terça-feira em Gaia o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal, um programa de investimentos no valor de 6713 milhões de euros que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023 e se prolongará até 2027.

As direções regionais de Agricultura não vão ser extintas, esclareceu a ministra da Agricultura

As direções regionais de Agricultura não vão ser extintas, esclareceu a ministra da Agricultura:

ministraA ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esclareceu hoje que as direções regionais de Agricultura não vão ser extintas no âmbito da transferência de competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Agência Nacional de Inovação realiza Sessão Nacional Cluster 6

Agência Nacional de Inovação realiza Sessão Nacional Cluster 6:

ANI cluster6A ANI - Agência Nacional de Inovação organiza no próximo dia 5 de dezembro entre as 10h00 e as 12h30, em formato digital (plataforma Zoom), uma Sessão dedicada ao Cluster 6 do Horizonte Europa. Este evento terá como principal objetivo ajudar as entidades nacionais a prepararem-se para os próximos concursos no âmbito do Programa de Trabalho 2023-2024 do Cluster 6. 

DRAP Algarve promove sessão de apresentação dos Projetos "Agro+eficiente"

DRAP Algarve promove sessão de apresentação dos Projetos "Agro+eficiente":

sessao agroeficienteA DRAP Algarve, na sequência da candidatura enquadrada na temática da valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas, ao PRR/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agro – indústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas), promove a apresentação pública dos projetos aprovados neste âmbito, numa sessão que está agendada para o dia 30 de novembro na sua sede, no Patacão, em Faro.

Publicado Referencial Estratégico da “Bio-Região do Tâmega e Sousa”

Publicado Referencial Estratégico da “Bio-Região do Tâmega e Sousa”:

bioregiao tamega sousaA Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e os parceiros do projeto "Bio-Região do Tâmega e Sousa", da Rede Rural Nacional, disponibilizaram a publicação intitulada "Referencial Estratégico da Bio-Região do Tâmega e Sousa”. O documento foi desenvolvido no contexto deste projeto e pretende sensibilizar e mobilizar a comunidade para a concretização da Bio-Região do Tâmega e Sousa, apostando na criação de sistemas de alimentação sustentável, saudável e diversificada, assim como promover a sua adesão à Rede Internacional das Bio-regiões (I.N.N.E.R.).