Notícias

Projeto BovINE realiza demonstração de inovação na eficiência produtiva e qualidade da carne

Projeto BovINE realiza demonstração de inovação na eficiência produtiva e qualidade da carne:

BovINEComo provavelmente já deve ter conhecimento o projeto BovINE - Beef Innovation Network Europe, tem como principal objectivo recolher e divulgar informações sobre boas práticas relacionadas com a produção de bovinos de carne em quatro áreas temáticas: resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência produtiva e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental.

Dia do Agricultor: Elvas acolheu regresso da iniciativa do INIAV sob o tema da soberania alimentar

Dia do Agricultor: Elvas acolheu regresso da iniciativa do INIAV sob o tema da soberania alimentar:

004O Dia do Agricultor é uma iniciativa anual organizada pelo INIAV – Elvas com o apoio da ANPOC. Trata-se de um dia aberto dedicado à produção agrícola (com destaque para os cereais, oleaginosas, proteaginosas, pastagens e forragens e olivicultura) e às respetivas fileiras, com o objetivo de promover uma maior ligação entre a investigação, a produção, a indústria e a distribuição.

SAVE THE DATE - Seminário Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios

SAVE THE DATE - Seminário Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios:

TerritorialMed

No próximo dia 31 de maio, das 14h-17h no polo de Inovação da Fonte Boa - Santarém, irá decorrer o Seminário “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios" o qual visa apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED – Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões, financiado pela Rede Rural Nacional / PDR2020, e dar visibilidade ao importante trabalho iniciado de criação de redes entre organizações para a elaboração de planos de ação para salvaguarda e valorização da dieta mediterrânica nas regiões.

A Festa da Flor está de regresso ao Montijo

A Festa da Flor está de regresso ao Montijo:

festa flor montijoA Câmara Municipal do Montijo em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e a marca "Flores do Montijo", que representa um grupo de produtores da região, vai realizar uma nova edição da Festa da Flor de 27 a 29 de maio. À semelhança de anos anteriores,este evento marca o início do projeto municipal "Montijo Lugar de Encontros".

DRAPN divulga mensalmente Estado das Culturas e Previsão das Colheitas

DRAPN divulga mensalmente Estado das Culturas e Previsão das Colheitas:

ECPC drapnNo âmbito do projeto transfronteiriço SIAPD - Sistema integrado e transregional de apoio ao combate de pragas e doenças na agricultura, a DRAP Norte disponibiliza um conjunto de ferramentas de apoio à decisão na agricultura, entre as quais o Estado das Culturas e Previsão das Colheitas (ECPC), cujo mês de abril de 2022 já se encontra disponível.

Projeto SoildiverAgro: melhorar a biodiversidade do solo para aumentar a produtividade da cultura da batata

Projeto SoildiverAgro: melhorar a biodiversidade do solo para aumentar a produtividade da cultura da batata:

potato farming imgA horticultura no sul da Espanha encontra-se ameaçada pela baixa disponibilidade de nutrientes no solo, pois a sua biodiversidade foi afetada ao longo dos anos pela agricultura intensiva. Um dos estudos de caso do projeto Horizonte 2020 - SoildiverAgro - está testar práticas sustentáveis para batatas, incluindo a aplicação de produtos comerciais baseados em microrganismos, para reduzir doenças e pragas transmitidas pelo solo, assim como aumentar a disponibilidade de nutrientes.

Estação de Entre Minho e Douro emite novos Avisos Agrícolas

Estação de Entre Minho e Douro emite novos Avisos Agrícolas:

SNAA logoA Direção Regional de Agricultura e Pesas do Norte (DRAPN) publicou a Circular nº 06 de 2022, do Serviço Nacional de Avisos Agrícolas (SNAA), emitido pela Estação de Avisos de Entre Douro e Minho, com informação relevante sobre um conjunto doenças e pragas encontradas em produções de diversas culturas.

Serviços de Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais, 20 de maio, Arouca

Serviços de Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais, 20 de maio, Arouca:

Imagem SEA 2BForest, Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a CONSULAI organizam o evento “Serviços dos Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais”, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e o Aroucageopark, a realizar no dia 20 de maio, no Auditório da Loja Interativa de Turismo. O evento consistirá numa sessão em sala, da parte da manhã e uma sessão de campo nos passadiços do Paiva, da parte da tarde.

DRAP Centro promove curso de identificação e caracterização de castas da Bairrada

DRAP Centro promove curso de identificação e caracterização de castas da Bairrada:

drapc curso bairradainstalações do Polo de Inovação de Anadia da DRAPCentro – Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia uma ação de formação dedicada ao setor vitivinícola com o tema "Identificação e Caracterização de Castas da Bairrada."